09 outubro 2005

09 de Outubro

O tema do encontro deste dia foi:

Conforto: Ser Cristão é levar uma vida confortável ?

Para iniciarmos o assunto, lemos para reflexão o Salmo 40: 1-3

Esperei confiantemente no Senhor; ele se enclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus, muitos verão essas cousas, temerão e confiarão no Senhor.

A grande vantagem de seguirmos a Deus, é que não precisamos realizar penitências para agradar a Deus, não fazemos rituais de qualquer tipo, não precisamos seguir propostas rígidas de conduta impostas pelos zelosos e modernos fariseus.

Para continuarmos, lemos no livro do profeta Miquéias 6: 6-8

Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite ? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Dando seqüência ao estudo , como de costume todo domingo o João, membro da comunidade, nos apresenta um vídeo realizado durante a semana, em que apresenta com doses de humor e reflexão, o assunto do dia.

O vídeo apresentado, mostra um vendedor de planos de um "consórcio" para adquirir um espaço no céu. Para isto, o interessado teria que apenas seguir algumas "regras das igrejas" e dar o dízimo fielmente. Com isto estaria garantido uma comodidade e segurança do anjos total no céus.

Então a pergunta surgiu em nosso meio: Ser cristão é levar uma vida confortável ?

Abrãao achou confortável sua viagem de Ur para a terra prometida ? Sofrendo os perigos do deserto com sua família?
Moisés achou confortável sua peregrinação de 40 anos no deserto, aguentando murmuradores no seu ouvido, acerca do êxodo ?
Davi achou confortável perambular pelo reino de Israel, se escondendo do Rei Saul? Pois tinha virado seu inimigo nº 1.
Os profetas achavam confortável terem que denunciar Reis e Sacerdotes ?
Jesus se achou confortável vivendo na palestina injusta de sua época ?
O Apóstolo Paulo viajou confortavelmente em um cruzeiro, em um navio de luxo, para divulgar o evangelho aos gentios ?
O que dizer de Francisco de Assis que desfez da rica herança de seus pais, e foi cuidar e pregar entre os desprezíveis de sua época ?
Lutero que abandou sua cadeira na universidade, para realizar a reforma, acender a chama da esperança, viver escondido e traduzir a bíblia para sua língua, ele achou isto confortável ?
Martin Luther King Jr., pastor batista, se achava confortável tendo que liderar o movimento anti-racismo nos EUA, e agüentar as igrejas evangélicas de brancos de chamarem ele de “Martin Lúcifer Negão?”

Dando seqüência foi lida a história do “Caminho de Emaús” em Lucas 24:13-35 ; dando destaque para este trecho:

29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu.
31 Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
32 E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?


Existe uma diferença em estar confortado em ser confortado.

Jesus esclareceu os dois discípulos e com isto confortou o coração de ambos. O Conforto da presença de Cristo, este é o ser confortado por Cristo. Diferente de estar no conforto, pois não conseguimos ficar no conforto, pois o amor de Cristo nos constrange, e isto não é confortável, pois quando somos constrangidos pelo amor de Cristo, somos levados a praticar em ações suas palavras.

Aqui nesta terra temos que trabalhar em favor do evangelho de Cristo, sempre nos sentindo confortado por Cristo, mas não no conforto de que nada tem de ser feito. Entretanto vale lembrar que a vida na terra não é uma troca, peleja na terra e conforto no céu, pois cremos que no céu, teremos cada qual a sua função e se não trabalhamos aqui, como podemos prestar serviços lá ?

A Vida na Terra, é uma vida uterina da alma, quando morremos nesta terra, a alma nasce para a eternidade.

Conforto em Cristo, é ser fortalecido com Ele. Para isto, temos que sermos sinceros com Deus, e sempre admitirmos nossas dúvidas e temores. Pois quando a fé se enrijece na certeza, ela não é mais fé, virou dogma. Temos que ter uma fé, sempre com esperança da certeza de será.

Neste dia o irmão Davi apresentou uma crônica intitulada: Nós os palhaços e os outros.


Antes da leitura, foi distribuído narizes de palhaço, e cada membro citou algo vergonhoso que hoje se encontra na sociedade, como injustiça, corrupção e exploração de menor, entre outros exemplos.