02 outubro 2005

02 de Outubro

O Tema do encontro nesta data foi:

A Vida é um teste ? Estamos sendo provados nesta vida ?

A princípio confirmamos através de dois versículos o que a Bíblia relata:

Salmos 11: 4-5
4 -O SENHOR está no seu santo templo; o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
5 O SENHOR prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência.

I Cor. 10.13

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Mas a vida é um vestibular onde podemos ser aprovados ou não ?

Para caminharmos mais pelo tema, lemos em II Timóteo 2:15

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Podemos entender que a vida não é um teste no sentido da salvação, pois senão estariamos com serios problemas, pois no vestibular de Deus, todos pecaram e estamos distituidos da glória de Deus.

Se pensarmos nos 10 mandamentos como uma escala classificatória de pontos, de 1 a 10, ninguem conseguiria tirar nota mínima para ser salvo. Pois a salvação não vem por esforço humano, mas é presente de Deus. Entretanto o nosso caminhar natural do evangelho de Cristo, não nos considerado como um teste, mas um crescimento espiritual.

Paulo Diz em I Cor. 4: 1-4

1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.

Paulo não se sentia um vestibulando na escola militar de Deus, sofrendo do pensamento de que estava sendo pontuado a toda hora, em nada ele se sentia culpado e nem justificado, pois tinha consciência do julgamento do bondoso Deus. Não de um Deus tirano e carrasco que vive no céu contabilizando os erros dos seres humanos.

No evangelho de João, Jesus apresenta uma parábola no início do capítulo 10, que termina com a afirmativa de que:

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se -á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Jesus usa uma metáfora do aprisco das ovelhas em que o pastor ficava a porta, para não deixar que nenhuma escapasse do aprisco. Jesus, a encarnação humada de Deus, disse que estando confiando nele, suas ovelhas entrariam e sairiam e sempre teriam a confirmação dos pastos verdejantes. Ao contrário das religiões que aprisionam a ovelha. Colocando regras em cima de regras para não deixar a ovelha fujir.

A vida é um Dom e Deus nos deu este Dom. O que eu faço com a minha vida é o meu Dom devolvido para Deus.

O teste definitivo é quando nos livramso da idéia de que estamos passando por um teste na vida. Nesta vida temos apenas que creer que Deus é bom, pois estar vivo é ter problemas. Temos que confiar que Deus é bom, sem querer fazer barganha, pagar promessa ou entrar em um jejum de vaidade espiritual para tentarmos ganhar pontos com Deus. Temos que seguir o caminho do evangelho em crescimento natural da espiritualidade, nada forçado. Temos que andar naturamente pelo caminho, mas sempre lembrando que caminhos sem obstáculos não levam a lugar algum.

1 Comments:

Blogger fabio.fino said...

Apesar de ter ido uma vez só na comunidade do Sumaré, gostei muito. Pretendo estar quinzenalmente participando.

Bom ouvir da palavra de Deus com Leveza e livre de clichês religiosos. Bom ouvir da graça e do amor sem estar preso rela religiosidade.

Ps.: àh..eu estou na fotos postadas.

Um ao Pr. Ricardo Gouvea e demais.

Fábio Fino

7:37 AM  

Postar um comentário

<< Home